quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Algumas obras literárias sobre o Iluminismo.


A Escola de Frankfurt - Luzes e Sombras do Iluminismo - Coleção Logos  


Autor:  Olgaria C. F. Matos
Editora: Moderna
 
Segundo os frankfurtianos Horkheimer, Adorno, Marcuse e Benjamin, não se cumpriram as promessas da Filosofia das Luzes, que confiava na razão, capaz de conhecer e dominar a natureza, promover o aperfeiçoamento moral e a emancipação política. A razão iluminista procurou refutar o mito, substituindo- o pela ciência, mas esta perdeu sua destinação humana. Para a professora Olgária Matos, os frankfurtianos buscam, diante do pessimismo metafísico, redefinir a razão e, por meio da imaginação estética, reencantar o mundo despoetizado da técnica.



Iluminismo Radical - A Filosofia e a Construção da Modernidade 1650-1750
 
Autor: Jonathan I Israel.
Editora: Madras
 
O Iluminismo Radical foi um conjunto revolucionário de ideias que ajudaram a estabelecer as ações do mundo moderno sobre as bases da igualdade, da democracia, dos valores seculares e da universalidade. Nesse controverso e original estudo, o renomado historiador cultural Jonathan I. Israel revela o papel essencial de Espinosa e a influência do disseminado e subversivo movimento filosófico internacional conhecido antes de 1759 como "Espinosismo" nas revoluções intelectuais e políticas do século XVIII. O objetivo principal do autor é transmitir o sentido do Iluminismo europeu como um único movimento bem integrado intelectual e culturalmente, mostrando diferenças de tempo, e, sem dúvida, preocupado não apenas com os mesmos problemas intelectuais, mas quase sempre com os mesmíssimos livros e percepções em todos os lugares, de Portugal à Rússia e da Irlanda à Sicília.
 


Revolução Francesa e Iluminismo - Repensando a História.
 
Autor: Jorge Grespan
Editora: Contexto
 
Neste livro, pensamento e ação não são vistos de forma estanque. O autor rejeita, por exemplo, a idéia de que o iluminismo se limitou a uma elaboração teórica, ao passo que a Revolução teria sido apenas a sua conseqüência prático. Na verdade, o chamado "Espírito das Luzes" deveria ser considerado já como uma reflexão sobre um processo revolucionário, no caso, o ocorrido na Inglaterra no século XVII.. Do mesmo modo, a Revolução Francesa representaria não só a concretização daqueles ideais filosóficos, mas também uma etapa de toda a construção teórica sobre o Iluminismo. Os conceitos rígidos com que o assunto geralmente é tratado dão lugar aqui a um texto fluente e crítico o que faz jus ao próprio tema do livro - que se define exatamente pela histórica insatisfação com o consagrado e pela rigorosa desconfiança diante das unanimidades.
 
 

 


Lavoisier e a Ciência no Iluminismo - Coleção Ciência no Tempo.
 
 
Autor: Marco Braga
Editora: Atual
 
Nesta obra, as idéias de Lavoisier e dos homens de seu tempo não permanecem no passado, mas são trazidas para o nosso panorama cultura, inserindo-se, através da discussão de filmes e obras de arte, em reflexões de nosso tempo. Licenciados em Física, Mestres em Educação e em filosofia da Ciência e da Técnica, professores do ensino médio, os autores querem ver ´...a ciência ensinada na escola de forma diferente. De uma forma que faça com que o aluno perceba que a produção do conhecimento técnico-científico é parte da cultura humana, assim como a literatura, a pintura, a música, o cinema´.
 
Utopia e Reforma no Iluminismo
 
Autor: Franco Venturi
Editora: Edusc
 
As temáticas centrais do Iluminismo - movimento fulcral na história do pensamento ocidental - são aqui situadas e comentadas argutamente pelo autor Franco Venturi, que incorpora as já clássicas, mas limitadas, abordagens de cunho predominantemente filosófico a elementos mais cruciais - porque fornecedores de respostas para a compreensão do próprio Iluminismo - como a economia, o Estado, a terra e o comércio.


 
 
 
Iluminismo e Império no Brasil - O Patriota ( 1813 - 1814 )
 
Autor: Lorelai  Kury
Editora: Fiocruz

 
A obra é composta por cinco artigos de renomados historiadores nacionais sobre O Patriota, que foi um jornal que circulou no Brasil de 1813 a 1814. Nesta obra, são pressupostos alguns caminhos que podem ligar o Brasil Império aos ideais iluministas.


 
 
  
 

 

Iluminismo: A Revolucao das Luzes
 
Autor: Milton Meira do Nascimento
Editora: Ática
 
 
Um excelente instrumento de apoio para as aulas de História.
Contém cerca de 100 mapas, que percorrem a história da humanidade desde sua origem até os dias de hoje.
Simples e prático, visualmente claro e preciso.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário